
Martini é um dos coquetéis mais icônicos do mundo, com uma história que remonta ao final do século 19. Sua origem é um pouco nebulosa, mas acredita-se que tenha sido criado na Califórnia, em San Francisco, durante a Corrida do Ouro. Uma das versões mais populares sugere que o drink foi inventado por um barman chamado Julio Richelieu, que preparou a bebida para um cliente que estava indo para a cidade de Martinez.
A receita do Martini evoluiu ao longo dos anos, com a combinação clássica de gin e vermute seco ganhando destaque. A partir da década de 1950, o Martini começou a ser associado ao estilo de vida sofisticado, em grande parte graças ao personagem James Bond o famoso 007.
Hoje, o Martini pode ser encontrado em várias variações, incluindo o Vodka Martini, mas o gin ainda é o preferido por muitos puristas. É um símbolo de elegância e celebração, apreciado em bares e eventos ao redor do mundo.
Ingredientes:
- 3 doses de gim (150 ml)
- ½ dose de vermute seco (25 ml)
- cubos de gelo
- casca de limão-siciliano para perfumar
- 1 azeitona para decorar
Modo de preparo:
- Num copo misturador cheio de gelo, junte o gim e o vermute. Mexa em círculos com uma colher bailarina (sem partir demais o gelo) até a mistura estar bem gelada.
- Apoie uma peneira para coquetelaria na borda de uma taça para Martini e despeje a mistura. Com as mãos, torça a casca de limão siciliano (isto ajuda a liberar seus óleos) na borda da taça.
- Decore com a azeitona e sirva a seguir.
RELATED POSTS
View all